sexta-feira, 22 de junho de 2012

Projeto Morizukuri

"20 anos em 10" 

Este é o lema do Projeto Morizukuri desenvolvido em parceria pelo Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de São Carlos com a Toyota do Brasil S.A., responsável por trazer uma nova metodologia de restauração ao Brasil. Para saber mais, veja o filme clicando aqui.


Baseada no conceito de floresta funcional estabelecido por F.E. Clements em 1916 e aperfeiçoada pelo Dr. Akira Miyawaki, visa reproduzir a vegetação respeitando as relações ecológicas e as funções que cada uma ocupava originalmente.
O Dr. Akira Miyawaki aplicou esta metodologia com sucesso em vários países, sendo premiado internacionalmente. No Brasil, sua técnica foi aplicada com sucesso no Pará e no Rio de Janeiro, na revegetação de áreas no Parque Estadual do Desengano e na Reserva Biológica de Poço das Antas.
Atualmente esta teoria vem sendo discutida por pesquisadores tendo recebido o nome de teoria BEF que significa: Biodiversity and Ecosystem Functioning. Como se vê, o passado sempre ensina o futuro!!!

Para saber mais e ler sobre estas questões, clique nos artigos abaixo:
Araujo, R.S. Chuva de sementes e deposição de serrapilheira em três sistemas de revegetação de áreas degradadas na Reserva Biológica de Poço das Antas, RJ. Dissertação de Mestrado, UFRRJ (orientador: Fatima C.M. Piña-Rodrigues), 2002.
Machado, M.M.; Piña-Rodrigues, F.C.M.; Pereira, M.G. PRODUÇÃO DE SERAPILHEIRA COMO BIOINDICADOR DE RECUPERAÇÃO EM PLANTIO ADENSADO DE REVEGETAÇÃO. Revista Árvore, v.32, n.1, p.143-151, 2008.
Schirone et. al. Effectiveness of the Miyawaki method in Mediterranean forest restoration programs. Landscape Ecol. Eng. v.7, p. 81-92, 2011.

Piña-Rodrigues, F.C.M. Aplicação de conceitos ecológicos para o diagnóstico e restauração de áreas naturais. Revista Floresta e Ambiente, v. 1, 1994.
Durigan, G. Síntese da discussão do estado da arte da restauração no Brasil. Sociedade Brasileira de Ecologia.

Nenhum comentário: