sábado, 20 de agosto de 2011

Notícias

Vídeo inspirado na UFSCar-Sorocaba


O publicitário Luiz Chiozoto acaba de lançar o filme "Estigma" baseado na história da criação da UFSCar em Sorocaba. É um filme inspirador e baseado na observação da realidade.
Não deixe de ver!!!!




Projeto ApoiAr é notícia na mídia!!!


As atividades do Projeto ApoiAr foram notícia divulgando suas ações e a importância da nova legislação de sementes. O projeto conta com recursos do CNPq.
Leia mais clicando aqui.


Encontro promovido pelo INCRA visa gerar alternativa de renda com a produção de sementes e mudas de espécies florestais

Com a presença de representantes da Embrapa-SNT, da Floresta Nacional de Ipanema (ICMBio), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Sorocaba), do ITESP e o INCRA-Sorocaba, foi realizado no dia 1 de março de 2012 um encontro com produtores rurais dos assentamentos Ipanema, de Registro, Apiaí, Guapiruvu, Promissão e Iperó.

O objetivo foi dar inicio a elaboração de um projeto que visa unir esforços de diferentes parceiros para a produção de sementes e mudas de espécies florestais de forma legalizada e como uma alternativa de geração de trabalho e renda para as famílias dos agricultores.

O modelo proposto baseia-se nos projetos que já vem sendo realizados em várias regiões do país, em especial pelas Redes de Sementes Florestais criadas pelo Ministério do Meio Ambiente a partir de 2000. Com esta iniciativa pretende-se a oferta de material de qualidade para a restauração de áreas degradadas e a implantação de sistemas agroflorestais, contribuindo assim para a conservação de recursos e proteção da floresta associada a produção agrícola ou florestal.
Superintendente regional do INCRA falando aos produtores rurais dos assentamentos Ipanema (Iperó), Guapiruvu, Apiái e de Iperó, na presença de representantes do ITESP, FLONA Ipanema, INCRA, UFSCar-Sorocaba e Embrapa. (àrea 1, assentamento Ipanema, 1/03/2012)

Na ocasião, o Sr. Diretor da FLONA Ipanema, Sr. Alexandre Cordeiro, manifestou publicamente seu interesse que a unidade de conservação seja uma das principais fontes de sementes para os colhedores que virão a ser treinados, promovendo assim a interação com as comunidades no seu entorno.

Para assistir ao vídeo da declaração, clique aqui.

Da mesma forma, a UFSCar-Sorocaba, representada pela Prof. Fatima Piña-Rodrigues, que já vem atuando neste tema junto ao Projeto Agrofloresta no entorno da Flona Ipanema e em Sete Barras (Registro-SP), falou sobre a experiência da instituição na realização de curso de formação de colhedores de sementes florestais e no apoio técnico a produção e ao artesanato com sementes e mudas de espécies florestais. Estas ações têm potencial de serem realizadas ainda este ano com recursos já liberados pelo CNPq para o Projeto ApoiAr, com a realização de vários cursos já agendados.

Na oportunidade a bióloga Priscila B. Gomes da Embrapa-SNT falou da experiência da instituição em projeto que está sendo realizado no estado do Pará, a partir da qual se pretende promover iniciativas semelhantes em São Paulo, como o apoio do INCRA e dos parceiros locais. Ressaltou a viabilidade desta atividade, desde que o sistema ocorra de forma organizada.

Para finalizar, o superintendente regional do INCRA, Sr. Alberto Paulo Vásquez apresentou a todos o interesse de que este projeto fosse construído de forma participativa e colaborativa. Sendo assim, após a reunião foram apontados representantes dos diferentes grupos que irão contribuir para a elaboração e divulgação das atividades do Projeto.
São eles:
Francisco Moreira Souza- COPEMAIO
Jairo Rodrigues Silva- Assentamento Ipanema
Abdel da Silva Lima - Iperó
Adriano Souza Lima - Apiaí
Narciso Kiuchin, Deolindo Teixeira, Elaine Maria Teodoro Correia - Guapiruvu
Willian Silva de Almeida - APROBIO
Cesar Carlos Santos - ARDA
Claudia Rodrigues - COAGROFIL
Sr. Boaventura - COOPAS

Outras notícias:

VI Simpósio Brasileiro de Sementes Florestais

No dia 18 de agosto de 2011, em Natal foi realizado o Simpósio com a participação de vários pesquisadores.


Como resultado foi estabelecido o novo Conselho Gestor do Comitê Técnico de Sementes Florestais da ABRATES- Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes.

A missão do Comitê é a organização do próximo Simpósio e a realização de ações em prol da pesquisa e desenvolvimento na área de sementes florestais. Mais informações: abrates notícias

O Conselho é formado pelos seguintes membros:
Bárbara F. Dantas (Embrapa-CPATSA), Edson Ferreira Duarte (UFRB), Elza Alves (UNESP-Registro), Fatima C.M. Piña-Rodrigues (UFSCar-Sorocaba), José Rozalvo Andrigueto (Rede de Sementes do Cerrado), Lucinda Carneiro Garcia (Embrapa-CPAA), Manuel Lima Jr. (UFAM), Walnice Maria de Oliveira Nascimento (Embrapa-CPATU)


Membros do Conselho Gestor do Comitê Técnico de Sementes Florestais
Manuel Lima Jr (UFAM) e José Rozalvo Andrigueto (Rede de Sementes do Cerrado)


Acesse as fotos clique aqui.

Fique atento aos novos eventos sobre sementes e mudas florestais.


Nenhum comentário: